Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sono ruim pode causar hiperatividade

 ShutterstockVocê já prestou atenção se o sono do seu filho é tranquilo? Um estudo realizado pela Universidade Yeshiva, em Nova York (EUA), constatou que as crianças que apresentam transtornos de respiração ao dormir podem desenvolver distúrbios comportamentais como hiperatividade, depressão e ansiedade. 

Na idade pré-escolar, os problemas noturnos mais comuns são o 
ronco e a apneia(falta de ar). Os pesquisadores analisaram as consequências dessas alterações no dia-a-dia das crianças. Pais e mães responderam a questões sobre respiração dos pequenos, entre 6 meses e 5 anos e meio de idade. As perguntas voltadas aos filhos de 4 a 7 anos referiam-se ao comportamento deles. Os cientistas, então, chegaram à conclusão de que crianças com transtornos de respiração durante o sono possuem de 40 a 100% maiores riscos de desenvolver disfunções comportamentais. A hiperatividade foi a que mais se manifestou nas 11 mil crianças avaliadas, durante esses 6 anos de pesquisa.

O ronco e a apneia podem provocar a fragmentação do sono. “Se ele não cumpre a função reparadora, a criança poderá apresentar sintomas como mau-humor, desatenção e dificuldades de sociabilização”, explica Saada Ellovitch, neuropediatra do Hospital Samaritano (SP). Quando o ronco é intenso, a oxigenação do cérebro não é constante, o que leva a alterações no sistema nervoso. A região chamada córtex pré-frontal, responsável por processos como coordenação motora, fala e aprendizagem, é prejudicada. 
É importante lembrar que roncar não é normal. Na infância, a principal causa dos distúrbios de sono é hipertrofia da adenoide (carne esponjosa na parte de trás do nariz) e das amídalas. O crescimento excessivo dela pode, em alguns casos, obstruir parcialmente as vias aéreas. Se você notar que seu filho está roncando com frequência, relate ao pediatra. Provavelmente, ele pedirá o exame do sono, a polissonografia. O tratamento mais comum é a retirada das adenoides. Mas é importante ter bom senso, porque nem sempre o procedimento é necessário. Há casos, por exemplo, em que a fonoaudiologia e a odontologia podem resolver. O mais importante é ter um sono tranquilo e acordar bem descansado, pronto para um novo dia, certo?

F: crescer

0 comentários:

Postar um comentário