Pesquisar este blog

domingo, 29 de abril de 2012

Saiba como ter seu corpo de volta depois do parto

Conheça técnicas e tratamentos para se livrar mais rapidamente das estrias, manchas, celulite e flacidez depois de dar a luz.




15 dias após o parto
Quanto antes você voltar ao peso, melhor. “Com o tempo, o corpo se ‘acostuma’ à nova forma e o emagrecimento fica mais difícil”, afirma o dermatologista Jardis Volpi, da Sociedade Brasileira de Laser.
Exercícios
Nas primeiras semanas, são indicados exercícios leves para fortalecer abdome, pernas e períneo. “O ideal é contar com o acompanhamento domiciliar de um fisioterapeuta”, recomenda o obstetra Victor Bunduki, professor associado da Faculdade de Medicina da USP. “Na França, o atendimento público à gravidez inclui 15 sessões de fisioterapia em casa”, diz o médico.
Drenagem linfática
É uma das poucas técnicas permitidas durante a gravidez e continua importante no pós-parto. “Ajuda a reduzir a celulite e, acompanhada de ultra-som, promove uma vibração nas células de gordura, fazendo com que liberem seu conteúdo para o sistema linfático para ser eliminada”, explica a fisioterapeuta Simone Tayar Jorge, da Clínica Integrada à Saúde, em São Paulo. São indicadas pelo menos dez sessões, para o corpo todo – duas por semana.


Depois da quarentena
Esse momento de emagrecimento mais intenso é estratégico. Cada caso requer uma avaliação individual, mas Volpi recomenda começar com técnicas para flacidez e celulite associadas e, em seguida, combater a gordura localizada.
Exercícios
Quem já praticava alguma atividade deve retomar o treinamento de forma gradual. Para iniciantes, caminhadas, alongamento, hidroginástica e pilates são boas alternativas. “O principal é manter uma freqüência de pelo menos três vezes por semana, sem falta. O resultado é garantido e aparece em cerca de três meses”, assegura Bunduki.
Flacidez + celulite
A endermologia usa o mesmo princípio da drenagem linfática contra a celulite, só que é aplicada por uma máquina. Combinada ao laser, combate a flacidez de grau leve a moderado. As sessões de Cellulaser – a máquina mais utilizada – devem ser feitas duas vezes por semana. São recomendadas de dez a 20 sessões, com manutenção semestral. Para flacidez de moderada a grave, a melhor opção são os aparelhos de radiofreqüência, como o Accent e o Vela Smooth. “Eles promovem um enxugamento das células de gordura e um aquecimento profundo dos tecidos, estimulando a produção de colágeno”, explica Volpi. O Vela usa também endermologia e infravermelho, intensificando a contração das fibras de colágeno, que foram esticadas durante a gravidez. O Accent requer no mínimo cinco sessões a intervalos quinzenais. Já o Vela Smooth pede de 12 a 15 sessões, sendo duas por semana.
Só para flacidez
Mais potente que os aparelhos de radiofreqüência é o Titan, um infravermelho que intensifica a produção de colágeno e é indicado para casos graves de flacidez. “A resposta é imediata e a pele continua produzindo colágeno por meses. O resultado dura cerca de dois anos”, diz Volpi. São indicadas três sessões mensais, com manutenção anual.
Queimando gordura localizada
O aparelho Ultracontour, ultra-som de última geração, tem sido comparado a uma lipoaspiração. “Suas ondas atingem até 1,5 centímentros de profundidade, rompendo a membrana das células de gordura e destruindo-as”, afirma Volpi. Na própria sessão, uma drenagem com eletrodos elimina a gordura liberada para o sistema linfático. Indicada para aplicação em qualquer área com acúmulo de gordura, promete diminuir até 4 centímetros por sessão. São aconselhadas em média cinco aplicações a intervalos quinzenais. Recomenda-se, no máximo, três áreas por vez.

Depois da amamentação
Caso ainda não tenha atingido seu peso anterior, reveja a dieta e corra! Depois de um ano, é mais difícil voltar à forma. Aproveite que todos os tratamentos e exercícios estão liberados.
Seios mais firmes
O Aluma é um aparelho de radiofreqüência que faz um disparo localizado de ondas sem risco de atingir glândulas. De acordo com o dermatologista Marcelo Bellini, da Clínica Corpo em Evidência, em São Paulo, são indicadas em média oito sessões, uma por quinzena.
Manchas gravídicas
“Para suavizá-las, o melhor é o peeling de ácido retinóico combinado com a microdermoabrasão, que faz uma esfoliação superficial e facilita a penetração dos clareadores”, afirma Bellini. As sessões devem ser feitas a cada 15 dias.
Estrias
A carboxiterapia consiste em microinjeções subcutâneas de gás carbônico, que fazem a pele aumentar a produção de colágeno e retrair as fibras rompidas. A melhora chega a 60%, tanto nas estrias antigas quanto nas recentes. Se combinada com microdermoabrasão e peeling de ácido retinóico, consegue-se até 80% de solução. Recomendam-se cerca de dez sessões, a intervalos semanais.

0 comentários:

Postar um comentário