Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de julho de 2012

YOGA PARA CRIANÇAS


A última edição da Revista Vida Simples ( ed. 112, Dezembro de 2011) trouxe uma matéria interessante  sobre ” Ioga para menores”, discutindo como a prática ensina as crianças a lidarem melhor com as emoções desde cedo.
Segundo a matéria da Vida Simples, a procura pela yoga infantil tem aumentado a cada ano e atrai os pequenos porque as aulas são incrivelmente lúdicas. Um ganho um importante para as crianças é que a yoga estimula a consciência corporal através dos gestos e posturas, trabalhando a psicomotricidade, a coordenação motora e lateralidade, aponta a pedagoga e professora de Yoga, Vania Lucia Slavero de Curitiba.
O Yoga é recomendado para pessoas de todas as idades, uma vez que a sua prática além de trabalhar o corpo e a mente, promove também o desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões. Postura correta; capacidade de respirar profundamente; atenção e concentração reforçadas; mente alerta, consciente e criativa e uma atitude positiva perante a vida são benefícios preciosos que a prática regular proporciona, dotando a criança de instrumentos que a ajudam a descobrir um espaço interior harmonioso e equilibrado, e que se revelará uma componente essencial de sua identidade e personalidade. A prática do Yoga é importante e faz diferença na qualidade de vida dos pequenos, ensinando-os a relaxar, trabalhando a concentração e acalmando os movimentos.Mais centrada e calma, a quietude transforma a criança através dessa atividade física gentil, em uma pessoa que não vai ser estimulada pela competição desenfreada e catastrófica dos tempos atuais, comenta a professora de Yoga Suyanne Cid.
Confira os benefícios apontados pela prática da Yoga:- Trabalha o tônus muscular, a postura corporal, o equilíbrio e a coordenação motora;
- Equilibra o sistema nervoso,endócrino e imunológico,
- Melhora a circulação sanguínea e reforça o aparelho respiratório;
- Promove o crescimento emocional e a capacidade de resistência;
- Aumenta a capacidade de relaxamento;
- Preserva e estimula a flexibilidade, a vitalidade, a imaginação, a criatividade, o sentido estético e a intuição;
- Desenvolve a iniciativa, a capacidade de ação, a autoconfiança, a disciplina, a concentração e a atenção;
- Amplia a autoconsciência do corpo e da mente da criança, bem como do mundo que a rodeia;
- Estimula a empatia, a cooperação e promove a consciência ecológica.
- Prática lúdica visando melhoria da atenção, concentração, capacidade respiratória, criatividade, alegria e calma.

Quando meu filho pode praticar o yoga?
As experiências do yoga com crianças dizem que a melhor idade para que elas comecem com os exercícios do yoga é a partir dos 4 anos. Alguns especialistas apontam que a melhor idade é a partir de 6 anos.  Nesta idade, as crianças já podem entender perfeitamente o que se pode esperar e o que se quer delas. O yoga está indicado a todos os meninos e meninas. Seu objetivo essencial é a busca do equilíbrio e da harmonia, e o controle do sentido da disciplina. É uma boa base para uma vida adulta alegre e saudável.Enfim, eu sugiro que caso você tenha interesse em matricular seu filho na yoga, busque maiores informações com o profissional qualificado.

f: psicologiaeeducação.

0 comentários:

Postar um comentário