Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de julho de 2012

lipodistrofia


Doença genética faz menina de 15 anos ter 


aparência de 45


Seus dentes estão caindo e as injeções de colágeno para rugas são frequentes, mas Zara Hartshorn não é uma mulher de meia-idade tentando recuperar sua juventude. Na verdade, ela tem apenas 15 anos e uma doença rara e incurável. Segundo reportagem do jornal britânico Daily Mirror, a menina, com aparência de senhora, tem um problema genético raríssimo.
A doença é conhecida como lipodistrofia. Entre os efeitos estão o enfraquecimento ósseo — Zara já perdeu quatro dentes — e a destruição do tecido de gordura sob a superfície da pele, o que gera uma aparência de envelhecimento precoce.
A menina conta que tão ruim quanto a doença é o preconceito enfrentado nas ruas. Ela já foi humilhada num ônibus porque não podia provar que era dona de um bilhete de gratuidade para criança. Na escola, era apelidada de vovó. E nem mesmo quando trocou de colégio conseguiu fugir dos problemas: em seu primeiro dia, foi confundida com uma professora.
— Isso me deixa realmente irritada algumas vezes, mas eu faço tudo que é normal para uma menina de 15 anos — diz.
Apesar dos problemas, Zara diz não ter problemas para conquistar namorados:
— Eu tive alguns e todos eles me dizem que não se importam porque gostam da minha personalidade.
A menina tem uma irmã com a mesma doença e outros cinco irmãos, sem qualquer indício do problema genético.

F:extra.globo

0 comentários:

Postar um comentário